sábado, 27 de fevereiro de 2010

Dormir é pros fracos (?)

De todas as coisas que sou, a unica que eu não queria ser era insone. Não me afogo em mágoas por ser nada do que sou, mesmo que algo em mim me incomode - e/ou à outrem - vez ou outra. A coisa mais chata, todavia, é não conseguir pregar os olhos pelas já míseras oito horas de sono pre-estabelecidas pelo sistema - seja lá qual é o seja, não faço idéia. Como todo pedaço de desgraça da vida, porém, tem-se lá o lado menos ruim da coisa; praticamente todos os dias o nascer do sol me arranca metade do mal humor que a insônia me empresta.

Posso até dizer, com toda a franqueza que deus me deu por defeito, que se o nascer do sol não fosse algo tão sublimemente perfeito, eu já teria longa ficha policial por homicídios. Mas como dizem que o tal do deus "escreve certo por linhas tortas", o Sol nasce e me arranca um sorriso que me faz pensar: é... até que não dormir tem lá suas vantagens. Mas esse sorriso some em pouquíssimas horas, quando eu tenho que enfrentar um ônibus, ou um engarrafamento, ou um bom dia de um vizinho... É mais forte que eu! Quando eu vejo o filho da puta no elevador, com aquela barba bem feita, e aquela cara de proveito das oito horas malditas, as quais eu fiquei olhando as sombras do teto, ou passando os canais da tv (é incrível a progamação da madrugada!), ou fazendo lá qualquer porra na esperança de que o sono me tome com a mesma fúria que o Marques de Sade tomava seus parceiros, eu fico puto!

Bom dia... Bom dia é uma formalidade, uma mera frase que se diz, só pra dizer que a sua mãe te deu educação... Pois eu não desejo bom dia de volta. Pode ser por birra, por inveja, ou por mera vontade de demonstrar todo o meu ódio contra aquela falação matutina. Uma das coisas mais constragedoras que existe é elevador. E o elevador do meu prédio seria responsável por mais de noventa porcento dos homicídios que eu praticaria, não fosse o nascer do sol. Pode-se dizer que o astro-rei já salvou inúmeras vidas que me cercam de formalidades imbecis, principalmente no elevador do meu prédio.

Mas é a tal da providencia divina. Quem sabe se eu fosse um ser dorminte, eu me tornasse menos sagaz, e mais descansado? O cansaço, as vezes, tem propriedades de busca incessante... Isso por que, aquele que dorme é descansado e descansado se mantém frente a tudo.

E é por isso que eu digo: Dormir é pra os fracos! (Ou quiçá procure eu uma falatoria retórica que explique, mesmo que só a mim mesmo, a minha falta de sono).

2 comentários:

Danillo Rodrigues disse...

Você só não é descasado quando é pra dormir!!! lol

• Viviane Nascimento • disse...

AHHH! Dormir é a segunda melhor coisa do mundo... nessa ordem =)